LEO CHICOUREL PRONTO PARA A TRANSAT JACQUES VABRE




Quem conheceu Leonardo Chicourel na infância, em meio a uma plantação de cacau em Itabuna, interior da Bahia, não imaginava que ele navegaria tão longe. Hoje, com 33 anos, será o primeiro baiano a disputar a Transat Jacques Vabre, maior regata transatlântica do mundo, que parte no dia 5 de novembro da França com destino a Salvador.

Leo se apaixonou pela vela desde que subiu pela primeira vez numa embarcação do tipo, aos dez anos. Em poucas palavras, explica o motivo que o levou a se dedicar ao esporte: “Ser velejador é um estilo de vida. Eu cursei três anos de Arquitetura, cheguei a trabalhar na área, num escritório, mas não me via fazendo isso. Então, para viabilizar esse meu sonho [de ser velejador], tive que me dedicar muito e abrir mão de muita coisa. Hoje sou muito feliz com o que faço”, conta Leo, que é associado do Aratu Iate Clube. Ele competirá ao lado angolano José Guilherme, radicado em São Paulo. Juntos, já quebraram um recorde na categoria Double Hand, na regata Cape2Rio 2017. No entanto, a Transat Jacques Vabre tem um percurso maior que a Cape2Rio. São 4.350 milhas náuticas, o equivalente a 8.056 quilômetros, em oposição às 3.500 milhas da Cape2Rio.

Na Jacques Vabre, eles irão competir com um Class 40, um veleiro com 40 pés e sem muito conforto, mas muito forte e ideal para ser conduzido em dupla. “Esse veleiro só comporta o que é essencial. Não tem ar-condicionado, cama aconchegante, mas tem um piloto automático muito bom, é insubmergível, além de ser preparado para velejar em dupla”, explica. Em relação à posição que espera ocupar, ele é categórico. “O resultado é uma incógnita, mas o nosso objetivo é completar o percurso e dar o nosso máximo”. Bons ventos, Leo! 






www.flickr.com
Esse é um módulo do Flickr que mostra fotos e vídeos públicos de AIC - Aratu Iate Clube. Faça seu próprio módulo aqui.
+26
H: +29°
L: +23°
Salvador
Quarta-Feira, 29 Maio
Ver Previsão 7 Dias
Ter Qui Sex Sáb Dom Seg
           
+29° +29° +29° +29° +29° +29°
+22° +23° +24° +23° +23° +23°