TJV: LEO CHICOUREL E GUILHERME CALDAS ENVIAM RELATO A BORDO




Enquanto os primeiros trimarans chegam a Salvador, a dupla brasileira Leonardo Chicourel e José Guilherme Caldas segue apertando o ritmo na Class 40, e consegue também um tempinho para escrever sobre a Transat Jacques Vabre. Confira na íntegra. Seguimos na torcida aguardando a dupla em breve, em águas baianas!

"Ola a todos,
Uma semana se passou e finalmente parece que conseguimos controlar o barco e colocar em ordem (quase) tudo a bordo. Isso reflete-se na boa singradura e na aproximação ao pelotão de trás. O cuidado para não ter mais nenhuma quebra depois da parada técnica (26 horas) levou a uma velejada muito conservadora com uma vela de proa menor do que poderia ser, impossibilitando de arribar mais e por isso passamos a leste da Madeira. Mas já há 24 horas estamos com uma vela maior. Na realidade devido ao orçamento curto resolvemos fazer apenas uma vela além das que já tínhamos do outro e deste barco. Aí surgiu a ideia de se fazer um balão com riso. A North Sails Europa através da influencia do amigo Gaby entregou-nos, em tempo record, um balão que se pode diminuir o tamanho enrolando a parte inferior do mesmo, passando ao tamanho aproximado de um A6 e quando desenrola um balão próximo a um A2. Essa carta na manga está nos possibilitando velejar com uma vela maior neste momento!! O único problema é que ainda não tínhamos velejado com ela, apenas a experimentamos, com vento de 10 nós! em Le Havre. 

Atualmente os únicos problemas são a inexistência de um balão grande, pois apesar de termos esse balão versátil, seria melhor ter um A2 convencional ( que neste momento deve estar a ser disputado pelos peixes como vestido de gala ou fantasia de carnaval) e a pilha combustível para gerar energia. Este elemento é importante, pois a energia do barco para manter computadores, instrumentos de navegação e o grande consumidor - o piloto automático - é dada pelas baterias que precisam ser recarregadas!! O que pode ser feito: pelo motor (com gasto óbvio de diesel), por energia solar ou outra energia alternativa, que no nosso caso é uma pilha combustível à base de metanol e através de um processo químico transforma energia térmica em elétrica. Portanto, agora só nos resta o motor e o diesel que temos não é suficiente para ligar o motor constantemente, assim há que poupar no gasto e é o que temos feito, pilotando constantemente para poupar o piloto e desligando o computador a maior parte do tempo".


www.flickr.com
Esse é um módulo do Flickr que mostra fotos e vídeos públicos de AIC - Aratu Iate Clube. Faça seu próprio módulo aqui.
+26
H: +29°
L: +23°
Salvador
Quarta-Feira, 29 Maio
Ver Previsão 7 Dias
Ter Qui Sex Sáb Dom Seg
           
+29° +29° +29° +29° +29° +29°
+22° +23° +24° +23° +23° +23°